logo do site

Ações do Setor Elétrico para se Estudar

energia.

As empresas do setor elétrico são muito populares entre os investidores, porque este setor é conhecido por sua estabilidade, pagamento regulares de dividendos e baixo risco.

O setor elétrico possuir 3 subsetores (Geração, Transmissão e Distribuição) e geralmente as mesmas empresas acabam estando presente nos 3.

Quais são os subsetores?

1. Geração de Energia: Empresas que produzem energia elétrica, como usinas hidrelétricas e termelétricas.

2. Transmissão de Energia: Empresas responsáveis pela distribuição da eletricidade gerada para diferentes regiões, usando linhas de transmissão.

3. Distribuição de Energia: Empresas que entregam a eletricidade diretamente aos consumidores finais, como residências e empresas.

Aqui estão três empresas que podem ser boas opções para você estudar se está pensando em investir nessas empresas:

1° Engie (EGIE3): Uma das principais empresas do setor elétrico com R$34,79 bilhões de valor de mercado estando entre as maiores geradoras de energia elétrica privada do Brasil, com operações em geração, transmissão e distribuição. Reconhecida por sua posição forte no mercado e compromisso com energias renováveis ela é uma empresa que com certeza deve ser analisada para entrar na sua carteira.

2° Equatorial (EQTL3): Com aproximadamente R$36,81 de valor de mercado, a Equatorial é uma empresa que é considerada uma empresa de crescimento com isso ela costuma pagar poucos dividendos, mas isso se deve ela reter o lucro para investir no próprio negócio.

3° CPFL (CPFE3): A Companhia Paulista de Força e Luz é a maior empresa privada na área de distribuição de energia, possuindo 13% do mercado. A empresa tem um total de 4,9 milhões de clientes em 234 municípios sendo a maioria no interior do estado de São Paulo. É necessário saber que a CPFL é controlada pela State Grid Brazil Power Participações S.A. (SGBP), ter essa informação é fundamental para o seu processo de decisão já que apesar de ser uma boa empresa, seguir as normas brasileiras, distribuir bons dividendos e ter condições de expandir o negócio ela é controlada por uma empresa Chinesa que está em outro ambiente jurídico.